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Microsoft reformula Windows Live de olho no Google

Procurando estreitar a distância que a separa do Google, a Microsoft revelou um serviço reformulado de buscas na Web cujo objetivo é oferecer resultados mais relevantes e que combina texto, vídeo e outras informações em uma mesma página.

A Microsoft, a maior produtora mundial de software, anunciou que as buscas no Windows Live agora atingiram nível tecnológico semelhante ao dos concorrentes, depois de anos como retardatária desde que a empresa começou a desenvolver seus serviços de busca na Web, em 2003.

A nova forma do serviço acompanha a tendência setorial de avançar além dos simples links para textos, com retornos unificados que conduzem a sites, notícias, imagens e vídeos, na mesma página.

Os rivais Google e Ask.com adotaram mudanças semelhantes este ano, e o Yahoo está caminhando na mesma direção.

“A Microsoft é realista. Não acredita que vá acordar amanhã e ultrapassar o Google”, disse Allen Weiner, analista do grupo de pesquisa Gartner. “No momento, a empresa pretende se estabelecer de maneira mais firme junto à base existente de usuários.”

A Microsoft concedeu vantagem inicial ao Google no que tange aos serviços de busca na Web, e assistiu à criação de um negócio multibilionário pelo rival, com base na venda de anúncios vinculados a resultados de busca.

O Google se tornou um dos grandes rivais da empresa, e está usando o dinheiro que fatura com a publicidade na Web para investir em produtos que ameaçam a atividade dominante da Microsoft -os programas para instalação em computadores-, oferecendo como alternativa software disponível via Web, na forma de “serviço”.

No trimestre passado, o Google registrou lucro de 925 milhões de dólares, quase integralmente com a publicidade online. O total fica abaixo dos três bilhões de dólares que a Microsoft lucrou no período, mas a divisão de serviços online da empresa registrou prejuízo e seu crescimento ficou em apenas um terço do obtido pelo Google.

A Microsoft ocupa distante terceiro posto na classificação dos serviços de busca na Web, com 11,3 por cento do mercado norte-americano em agosto, ante 56,5 por cento para o Google e 23,3 por cento para o Yahoo, de acordo com o grupo de pesquisa comScore.

Com informações de Yahoo!.