Se você tem problemas para entender como as pessoas ao seu redor estão se sentindo, a Microsoft tem uma patente que vai acabar com isso: um óculos capaz de interpretar emoções.
A patente foi conferida à empresa no final de Abril e, de acordo com a descrição, permite “reconhecer estados emocionais em indivíduos ao comparar dados registrados pelos sensores contra um banco de dados de expressões e gestos de humanos e primatas, posturas e fala. O dispositivo oferece feedback para quem o usa após a interpretação dos dados capturados pelo sensor”.
Entre os sensores disponíveis no projeto estão câmeras e microfones capazes de captar a mais leve variação de fala, como ritmo, amplitude e até mesmo a escolha das palavras. Todos esses dados, incluindo postura corporal e foco do olhar são enviados para servidores da Microsoft para análise.
O resultado que retorna em tempo real poderia, por exemplo, explicar que o ato de mexer no cabelo em uma situação social pode significar amizade ou interesse. Em contrapartida, contextualizando o mesmo gesto em uma situação de negócios, o ato poderia ser interpretado pelo aparelho como um sinal de tédio.
Um grande auxílio para o dia a dia ou mais um dispositivo capaz de violar a privacidade das pessoas? Embora possa parecer assustador que alguém utilize um óculos capaz de decifrar seus reais sentimentos, a verdade é que ele pode não ver a luz do dia. Segundo um porta-voz da empresa, registros de patentes são comuns, mas “nem todas as patentes registradas serão incorporadas em um produto da Microsoft”.