Categorias

Microsoft usa Kinect para traduzir línguas faladas e de sinais

O Kinect vem se mostrando uma peça de tecnologia que parece não conhecer limites. O mais novo uso do dispositivo? Ser uma ponte entre pessoas que não falam a mesma língua, independentemente se elas podem ouvir ou não.

A Microsoft Research (organização de pesquisas da gigante) desenvolveu um Kinect que pode fazer traduções da linguagem de sinais para a falada e vice-versa. A melhor parte é que ele faz tudo isso em tempo real.

Em suma, o Kinect capta os gestos, enquanto um programa de aprendizado e reconhecimento de padrões ajuda a interpretar os significados. Sinais visuais são convertidos para tradução escrita e as palavras faladas são transformadas em sinais visuais precisos.

Sensor faz traduções em tempo real
Sensor faz traduções em tempo real

De acordo com a empresa, ainda existe uma grande quantidade de trabalho para ser feito no sensor: atualmente, é preciso cinco pessoas para estabelecer os padrões de reconhecimento de apenas uma palavra.

Guobin Wu, gerente do projeto, explica que o reconhecimento é, de longe, a parte mais difícil. Depois de tentar luvas de dados e webcams, o Kinect foi escolhido como o vencedor claro entre os dispositivos atuais para fazer o trabalho.

Wu diz que existem mais de 20 milhões de pessoas na China com dificuldade de audição e o número sobe para 360 milhões ao redor do mundo.

Confira o projeto no vídeo abaixo, com legenda em inglês: