Categorias

Microsoft volta atrás e lança correção de segurança para o Windows XP

Três semanas depois de finalmente interromper o suporte ao Windows XP, a Microsoft foi obrigada a voltar atrás e lançar uma atualização de segurança para uma falha grave no Internet Explorer que poderia afetar os usuários que não migraram de sistema operacional.

A falha foi detectada esta semana para todas as versões do navegador da Microsoft, desde o IE6 até o IE11. Através da vulnerabilidade, hackers poderiam executar códigos no navegador, bastando que a vítima entrasse em um site preparado para explorar a falha. Inicialmente, foram detectados ataques apenas focados no Internet Explorer do 9 ao 11, mas, na quinta-feira, pesquisadores de segurança começaram a identificar ataques ao Internet Explorer 8 rodando em Windows XP. Especialistas temiam uma epidemia no sistema operacional, uma vez que ele não iria mais receber atualizações de segurança.

Mas, segundo Adrienne Hall, gerente geral da Microsoft Trustworthy Computing, “a segurança de nossos produtos é algo que nós levamos muito a sério. Quando vimos os primeiros relatórios sobre esta vulnerabilidade, nós decidimos corrigi-la, corrigi-la rápido e corrigi-la para todos os nossos usuários”. A correção foi publicada ontem, fora do ciclo mensal de atualizações e está disponível através do Microsoft Update, inclusive para o Windows XP.