Categorias

Ministério das Comunicações divulga aplicativos escolhidos por fabricantes para obter isenção fiscal

Governo informa critérios para isenção de impostos de smartphones
Ministério das Comunicações publica apps listados por fabricantes para obter isenção fiscal

O Ministério das Comunicações publicou ontem uma lista com os aplicativos nacionais que as empresas terão que incluir em seus dispositivos para obter isenção fiscal de PIS/Pasep e Cofins.

Em agosto, foi definido que as empresas deverão incluir um número mínimo de aplicativos nacionais em seus aparelhos para obter isenção, e a previsão é de que até dezembro de 2014, o número mínimo de aplicativos necessários para que as empresas obtenham o benefício é de 50 apps nacionais. Os softwares precisam estar dentro de alguns padrões impostos pelo Ministério das Comunicações, como categoria e os critérios que definem o aplicativo como “nacional”.

Das nove fabricantes, a Apple foi a que apresentou o maior número de aplicativos (21). Sony, Motorola e Positivo foram as empresas que registraram a menor quantidade de apps (6 cada uma).

No total, 133 aparelhos receberão desconto na produção. A Apple receberá o benefício em três dispositivos (iPhones 4, 4S e 5), a Digibras (CCE) em dois,  a Huawei em três, a LG terá isenção em 27 modelos,  a Motorola em 28 e a Nokia em sete. A Positivo receberá o benefício em dois modelos, a Sony em nove, e por fim, a Samsung terá  52 aparelhos beneficiados pelo projeto.

Além da exigência do número mínimo de aplicativos, uma das exigências é que os aparelhos sejam produzidos com um sistema operacional que permita o desenvolvimento de softwares por empresas terceirizadas.

A lista completa de aplicativos está disponível no Diário Oficial da União.