Categorias

Mozilla desativa divisão de desenvolvimento do Firefox OS

A Fundação Mozilla desativou completamente na semana passada sua divisão de desenvolvimento do Firefox OS e, para todos os fins, o sistema operacional móvel está morto.

No processo de reestruturação, mais de 50 funcionários foram desligados de suas funções, incluindo Ari Jaaksi, responsável pelo projeto nos últimos dois anos.

A demissão em massa chega em um momento em que a Mozilla busca encontrar um novo caminho para suas iniciativas: o próprio Firefox, carro-chefe da fundação, está em um de seus piores momentos no mercado em termos de preferência do usuário. Segundo um comunicado enviado à imprensa, a Mozilla está “se afastando do foco em lançar e escalar produtos comerciais” e deverá investir recursos em Internet das Coisas e dispositivos conectados.

Em 2013, o Código Fonte chegou a fazer uma análise do Firefox OS e do smartphone compatível com o sistema operacional móvel e a Mozilla prometia trazer os dispositivos para o Brasil até o final daquele ano. E apostamos: “sobre o desenvolvimento de apps, podemos dizer que é simplesmente incrível. A quantidade de desenvolvedores web que poderão migrar rapidamente para a plataforma é realmente gigante”. Mas o promissor sonho se transformou em um amargo pesadelo, uma vez que nem o público, nem os desenvolvedores atenderam ao chamado do novo sistema.

A Mozilla ainda tentaria aproveitar o Firefox OS fora do competitivo mercado dos smartphones e tablets e aproveitá-lo de alguma forma em dispositivos conectados da Internet das Coisas, mas o esforço tampouco decolou. Agora, a Fundação desmonta completamente seu time de desenvolvimento para aplicar o que foi aprendido justamente em uma nova investida na Internet das Coisas.