Categorias

Mozilla lança navegador privativo para iOS

A fundação Mozilla disponibilizou para a plataforma iOS um novo navegador gratuito para competir com o Safari e reforçar a privacidade do usuário.

Batizado de Firefox Focus, ele permite bloqueio automático de rastreadores, apagamento de senhas, cookies e histórico e garante um carregamento mais rápido de páginas.

Embora ele também acabe bloqueando anúncios publicitários, a Mozilla afirma que o objetivo do Firefox Focus é oferecer o máximo de privacidade e segurança para seus usuários. Junto com os anúncios também são bloqueados automaticamente identificadores e rastreadores para análise estatística, o que termina acelerando o carregamento das páginas. Com poucos recursos além disso, o novo navegador acaba sendo uma opção leve de navegação, mesmo para quem não se preocupa muito com sua privacidade.

Através do Firefox Focus, o usuário pode apagar a qualquer momento seu histórico de forma global com um simples toque no botão Erase que fica permanentemente na tela. “Enterrando as ferramentas para limpar o histórico de navegação e os dados por trás de cliques ou toques significa que menos pessoas irão fazê-lo. Ao colocar o botão “Apagar” em destaque, nós oferecemos aos usuários um caminho simples para prática online saudáveis – para proteger sua liberdade online e assumir um maior controle de seus dados pessoais”, diz o comunicado da Mozilla.

Inicialmente o Firefox Focus surgiu há um ano, como um utilitário que removia anúncios e rastreadores do Safari, mas a Mozilla preferiu experimentar lançar um produto completo para competir com o navegador da Apple. De acordo com a Mozilla, “como parte de nossa missão de manter a saúde da internet, nós continuaremos a tentar novas formas de promover a privacidade. Nós esperamos que vocês baixem o Firefox Focus, apertem aquele botão de “Apagar” e vejam como ele funciona para vocês”.