Categorias

Mozilla lança nova versão do Firefox

Mozilla lança Firefox 22, com novos recursos

A Mozilla está lançando hoje o Firefox 22, a primeira versão estável do browser que suporta o protocolo WebRTC, e também traz suporte para o subconjunto asm.js, de JavaScript, que melhora a performance de aplicativos web.

Tanto o WebRTC quanto o asm.js tem bastante potencial para modificar a forma como os desenvolvedores criam aplicativos, o que pode atrair a atenção para essa atualização do Firefox.

O WebRTC permite que os desenvolvedores criem aplicativos web com um recurso embutido para chamadas de vídeo e áudio, assim como um recurso de compartilhamento de arquivos que não necessite a instalação de nenhum plugin ou software similar. Algumas companhias inclusive já estão apostando alto nesse protocolo. Até agora, o WebRTC era suportado apenas pelo Google Chrome, e uma vez que o Firefox ofereça este suporte, poderá haver um aumento no número de startups interessadas em desenvolver aplicativos baseados na nova tecnologia. Apesar de a Microsoft ainda não ter anunciado nenhum tipo de suporte ao WebRTC, não será nenhuma surpresa se, em breve, o Internet Explorer também oferecer suporte ao protocolo.

O asm.js é um subconjunto do JavaScript que é executado com uma velocidade próxima a de apps nativos do Firefox. De acordo com o CTO da Mozilla, Brendan Eich, é uma sublinguagem que cria efetivamente uma máquina virtual segura para executar linguagens como C ou C++. Isso possibilita, em conjunto com algumas ferramentas, que desenvolvedores criem aplicativos em C ou C++ e tenham a possibilidade de convertê-los para rodar no browser.

Essas funções podem ser testadas no jogo demo da Mozilla, BananaBread, que utiliza WebGL, Emscripten, asm.js e WebRTC, para “mostrar como é possível entregar um game multiplayer 3D e ainda manter a performance do navegador”.

Outras pequenas atualizações incluem melhoras na renderização do WebGL e suporte para alterar a escala da imagem em dispositivos HD que rodem o Windows, por exemplo.