Categorias

Mozilla planeja anúncios dentro do Firefox

Usuários novos do Firefox poderão ver anúncios publicitários no futuro após a instalação do navegador. A Mozilla está estudando a possibilidade de vender espaço para “um seleto grupo de parceiros” na tela inicial do Firefox.

Ao abrir a tela de Nova Aba, o usuário tradicional do Firefox tem acesso a uma grade de páginas onde aparecem os últimos 9 sites visitados, divididos em três colunas e três linhas. Entretanto, com uma instalação nova, não há nada para ser apresentado ali para o usuário e a funcionalidade fica sem sentido. É nesse espaço que a Mozilla planeja introduzir publicidade.

“A tela de nova aba não está oferecendo nenhum valor para os usuários”, justificou Darren Herman, o Vice-Presidente da área de Serviços de Conteúdo da Fundação Mozilla. O mesmo Herman já havia declarado na semana passada que o Mozilla precisa encontrar novas formas de faturamento para continuar expandindo e atender às necessidades de uma internete em constante evolução. A conclusão mais óbvia foi a venda de espaço de propaganda.

nova-aba

Segundo os planos da empresa, os nove espaços seriam preenchidos com links para outros projetos da Mozilla, sites populares na região geográfica do usuário e “conteúdo patrocinado”. Não foi descartada a hipótese de que a mudança seja estendida também para a tela de Nova Aba de usuários que tenham limpado seu histórico.