Categorias

Mozilla se une ao Reddit e outras empresas para impedir espionagem nos EUA

Mozilla quer lutar contra espionagem do governo

Embora tudo ainda esteja muito confuso sobre o projeto secreto PRISM e o que ele exatamente tem controle de acesso, é certo afirmar que a Agência de Segurança Nacional (NSA), dos Estados Unidos, monitorava os usuários de conhecidas empresas de tecnologia, como o Facebook, Microsoft e Google. Mas parece que algumas dessas empresas não gostaram de todo esse poder: algumas empresas se juntaram para protestar contra a ação do governo. 

Se juntaram contra a atitude da Agência a Mozilla, a Electronic Frontier Foundation, o Reddit, a ACLU e diversas outras organizações. A campanha, intitulada StopWatching.Us (“Pare de nos observar” ou “Pare de observar os EUA”, em tradução literal), quer chamar a atenção dos cidadãos e organizações de todo o mundo para exigir, explica Alex Fowler, da Mozilla, “uma transparência completa na medida em que nossos dados online, comunicações e interações estão sendo monitorados”.

Algumas das maiores exigências do grupo pede que o Congresso dos EUA forme um comitê especial para investigar a polêmica em torno do projeto PRISM, que haja também “reformas legais para frear espionagem” e que os funcionários públicos responsáveis pela vigilância sejam responsabilizados por suas ações. 

A campanha também está lutando por uma mudança no Patriot Act, especialmente na seção “business records” que deu a permissão para a NSA obter registros telefônicos de todas as grandes empresas de telefonia do país.