Categorias

Mozilla suspende desenvolvimento do Thunderbird

Thunderbird suspenso pela Mozilla
A Mozilla anunciou na última sexta-feira que não irá mais desenvolver o Thunderbird e novas funcionalidades para o cliente de email não são mais prioridade.

“Nós chegamos à conclusão de que a estabilidade contínua é o fator mais importante e que continuar a inovação no Thunderbird não é a prioridade para os esforços de produção da Mozilla”, declarou Mitchell Baker, diretor da Fundação. Segundo a declaração, a maioria dos 20 milhões de usuários do cliente de email estão satisfeitos com  a versão atual.

O Mozilla Thunderbird surgiu em 2004, criado pela mesma equipe de desenvolvimento responsável pelo navegador Firefox. O programa nunca teve a mesma popularidade de outros aplicativos de email, mas era gratuito e oferecia funcionalidades complexas, como encriptação de mensagens.

Segundo o anúncio oficial, a competição com os webmails e outras formas de comunicação, como os programas de mensagens instântaneas contribuíram para que o Thunderbird não atingisse o potencial desejado pela Mozilla. No futuro, a empresa irá trabalhar somente com eventuais atualizações de segurança. Entretanto, serão disponibilizados meios para que a comunidade open source possa continuar evoluindo o programa.

.