Categorias

Mozilla vai adicionar visualizador de PDF no Firefox

Firefox ganhará leitor de PDF em breve
A Mozilla está trabalhando em um projeto que vai adicionar renderização PDF no Firefox usando HTML5 e JavaScript, eliminando a necessidade de os usuários usarem o próprio plug-in da Adobe.

“O leitor PDF pode ser incluído no Firefox em três meses, disse Andreas Gal, pesquisador da Mozilla que na quarta-feira apresentou o trabalho da empresa vem fazendo, silenciosamente, desde o mês passado.

Quando lançado, o Firefox passará a ser o segundo navegador a oferecer renderização PDF, além do Google Chrome. Mas, enquanto o Chrome conta com uma API própria para substituir plug-in, a Mozilla vai usar exclusivamente HTML5 e JavaScript, considerado por Gal um caminho mais seguro.

“A abordagem tradicional de renderização de PDFs em um navegador é usar um código nativo ou o plug-in Adobe Reader, ou ainda alguma alternativa open-source”, disse Gal em um post no seu blog pessoal. “Procuramos um caminho diferente que aumentasse a segurança”, disse ele.

Inicialmente, a Mozilla fornecerá o visualizador de PDF através de uma extensão do Firefox, mas Gal disse que o objetivo final é levar transformá-lo em recurso nativo do navegador. “Isso vai resultar em uma substancial usabilidade, mas também de melhoria de segurança para nossos usuários”, argumentou.

Com informações de Computerworld/EUA.