Categorias

Mozilla vai remover Grupos de Abas e Temas Completos do Firefox

A Mozilla está querendo tornar o Firefox um navegador mais leve e duas funcionalidades serão completamente removidas nas próximas versões: Grupos de Abas e Temas Completos.

A decisão faz parte da iniciativa “Go Faster”, que deseja devolver a agilidade perdida ao Firefox, com atualizações mais rápidas, menos tempo de carga e cortando recursos utilizados por poucos usuários.

Dave Camp, diretor de engenharia do Firefox justificou: “Grupos de Abas foi um experimento que ajudava os usuários a lidar com um número enorme de abas. Muito poucas pessoas escolhiam utilizá-lo, então nós o estamos aposentando porque o trabalho requerido para mantê-lo é desproporcional à sua popularidade”.

Os Temas Completos são bem mais antigos e permitem que o usuário altere radicalmente o visual do navegador, incluindo ícones, cores e fundos. Mas, para Camp, “eles também requerem um investimento significativo de suporte, tanto para os desenvolvedores de temas quanto para os desenvolvedores do Firefox. Nós estamos explorando formas de aperfeiçoar o suporte a temas no Firefox de um jeito que nós possamos oferecer a funcionalidade de temas completos que os usuários desejam que seja mais simples de desenvolver e manter”.

As mudanças ainda não tem data para ocorrer, mas certamente farão parte de futuras versões do navegador.