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Na CES 2013, sistema de TV do Google é coadjuvante mais uma vez

Google TV é apenas coadjuvante

Apesar de ter sido lançado como o futuro das TVs conectadas, o Google TV, lançado há mais de dois anos, ainda é apenas um coadjuvante no mercado de televisores.

A LG e a Sony, principais fabricantes com o sistema de TV do Google, dedicam espaços bem pequenos para esses aparelhos na CES 2013. Apesar de ter anunciado sete modelos de Google TV para este ano, a LG exibe apenas um aparelho, em uma área discreta do estande. No estande da Sony, acontece situação parecida.

A primeira versão do Google TV foi criticada, por ser muito complicada, e exigir um controle remoto bastante desconfortável. Os problemas foram solucionados, mas, acabou sendo criado um outro empecilho para as TVs do Google: os fabricantes de hardware dão destaque a seus próprios sistemas de TV interativa, e deixam o sistema da gigante de buscas em segundo plano.

A principal diferença entre a TV do Google e as concorrentes é a quantidade de aplicativos. O sistema do Google acessa a Google Play, e pode rodar vários aplicativos criados para o Android.

Mas essa diferença está ameaçada. Um consórcio apoiado por LG, Toshiba, Philips e Panasonic, chamado Smart TV Alliance, busca estabelecer um padrão único para a criação de aplicativos, e vem ganhando força na CES 2013.

O avanço do consórcio deve fazer com que até mesmo aparalhos de fabricantes com pouca tradição na criação de aplicativos – como Toshiba e Panasonic – ganhem mais aplicativos em breve, reduzindo a distância para a Google TV, e aumentando ainda mais a competitividade do mercado de Smart TVs.