Embora a Microsoft possa ter secretamente pago criadores de vídeos do YouTube para promover o Xbox One, ela parece não ser a única empresa que faz isso. A editora de videogames Electronic Arts (mais conhecida como EA) parece ter todo um programa feito especialmente para pagar youtubers para promover jogos como Battlefield 4 e Need for Speed: Rivals.
De acordo com um relatório do site NeoGAF, o suposto programa se chama Ronku e com ele a empresa paga gamers US$ 10 para cada 1.000 visualizações. Para se qualificar ao Ronku, criadores de vídeo do YouTube, aparentemente, tem que seguir instruções específicas sobre como promover o jogo.
O problema novamente não é o fato da EA ter achado uma maneira fantástica de fazer propaganda de seus novos jogos: Como a Microsoft, a empresa pode estar pedindo aos criadores de vídeo para não divulgarem que estão sendo pagos. A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) exige que endossantes mostrem de “forma clara e visível” para seu público que eles estão fazendo publieditoriais ou vídeo, mas os supostos documentos obtidos pela NeoGAF sugerem que a EA proíbe expressamente que façam isso:
Apesar do texto de acordo do Ronku não poder ser confirmado, a existência do programa em si é bastante fácil de provar. O site Ronku está bem aqui, com nome de domínio da Electronic Arts, e sua fonte HTML de fato descreve um site que paga aos seus membros para completar tarefas.
Sobre a acusação, a EA disse que “através do programa Ronku da EA, alguns fãs são compensados pelos vídeos do YouTube que criarem e partilharem sobre os nossos jogos”. “O programa exige que os participantes cumpram com as diretrizes da FTC e identifiquem quando o conteúdo é patrocinado. Vídeos gerados por usuários são um aspecto valioso e único de como os jogadores compartilham suas experiências nos games que eles amam, e a EA apoia isso”, explicou um porta-voz da empresa.