0 Compartilhamentos 683 Views

NASA está desenvolvendo um sistema de controle de tráfego aéreo para drones

2 de setembro de 2014

Drones têm estado em alta, nos últimos tempos. Temos visto diversos exemplos de sua utilização recentemente, incluindo um que envolve a construção do novo campus da Apple. Temos também cursos para pilotagem de drones, drones fotógrafos, drones entregando pizza e drones a serviço do crime.

Os pequenos veículos voadores pilotados remotamente parecem estar cada vez mais presentes em nosso dia a dia, para o bem e para o mal, e já existe grande preocupação em relação a possíveis problemas causados por eles durante seus voos. Acidentes (quedas, choques, etc), capturas por pessoas mal intencionadas, roubos, e por aí vai.

Ainda existe muito medo em relação ao uso dos drones em áreas com bastante população e, além disso, a utilização comercial de drones não é permitida nos Estados Unidos.

A NASA, por sua vez, está trabalhando em algo para tentar resolver este problema. Sob o comando do Dr. Parimal H. Kopardekar (PhD em Engenharia Industrial), o qual trabalha no “NextGen Airspace Project”, a agência está desenvolvendo um sistema de controle de tráfego aéreo para drones.

Drone

Trata-se de um sistema de controle que valerá para objetos que voam justamente na mesma altitude dos drones, entre 400 a 500 pés (­± 122 a 152 metros). Seria algo como um controle de tráfego aéreo à parte, secundário, o qual também monitorará as condições meteorológicas, afinal, os pequenos drones são muito mais suscetíveis a problemas originados por vento, chuva e tempestades.

O sistema em desenvolvimento pela Agência Espacial Norte Americana também deverá garantir que os drones não colidam com construções ou com outros objetos voadores.

Um de cada vez, você pode fazê-los trabalhar e mantê-los seguros. Mas quando você tem um número deles em operação no mesmo espaço aéreo, não existe infraestrutura para apoio“, disse o Dr. Parimal H. Kopardekar.

O sistema da NASA seria operado, pelo que tudo indica, com pouca ou nenhuma interação de seres humanos. Tudo ficaria nas mãos de computadores e algoritmos, e o Dr. Kopardekar espera que dentro de mais ou menos 5 anos já vejamos drones realizando entregas em áreas com baixo índice populacional.

Ainda existe o problema da proibição imposta pela FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação), nos Estados Unidos, a qual teria de aprovar também o sistema de controle de tráfego da NASA.

O Dr. Kopardekar ainda cita problemas relacionados à segurança. Como lidar com situações de emergência, por exemplo? Pousos em locais onde existe o risco à vida de pessoas próximas, drones sendo, talvez, hackeados e assumidos por criminosos? Sim, ainda existe um caminho bem longo à frente.

Vale lembrar que o Dr. Kopardekar já trabalhou na FAA, liderando pesquisas e desenvolvimento justamente na área de gestão do tráfego aéreo. Obviamente, o sistema em desenvolvimento pela NASA já é um grande passo à frente, e pode realmente ser de grande valia quando drones começarem a disputar o espaço aéreo.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
34 visualizações
Artigos
34 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
187 visualizações
Artigos
187 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
367 visualizações
Artigos
367 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
467 visualizações
467 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
603 visualizações
603 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
654 visualizações
654 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021