Drone
Categorias

NASA está desenvolvendo um sistema de controle de tráfego aéreo para drones

Drones têm estado em alta, nos últimos tempos. Temos visto diversos exemplos de sua utilização recentemente, incluindo um que envolve a construção do novo campus da Apple. Temos também cursos para pilotagem de drones, drones fotógrafos, drones entregando pizza e drones a serviço do crime.

Os pequenos veículos voadores pilotados remotamente parecem estar cada vez mais presentes em nosso dia a dia, para o bem e para o mal, e já existe grande preocupação em relação a possíveis problemas causados por eles durante seus voos. Acidentes (quedas, choques, etc), capturas por pessoas mal intencionadas, roubos, e por aí vai.

Ainda existe muito medo em relação ao uso dos drones em áreas com bastante população e, além disso, a utilização comercial de drones não é permitida nos Estados Unidos.

A NASA, por sua vez, está trabalhando em algo para tentar resolver este problema. Sob o comando do Dr. Parimal H. Kopardekar (PhD em Engenharia Industrial), o qual trabalha no “NextGen Airspace Project”, a agência está desenvolvendo um sistema de controle de tráfego aéreo para drones.

Drone

Trata-se de um sistema de controle que valerá para objetos que voam justamente na mesma altitude dos drones, entre 400 a 500 pés (­± 122 a 152 metros). Seria algo como um controle de tráfego aéreo à parte, secundário, o qual também monitorará as condições meteorológicas, afinal, os pequenos drones são muito mais suscetíveis a problemas originados por vento, chuva e tempestades.

O sistema em desenvolvimento pela Agência Espacial Norte Americana também deverá garantir que os drones não colidam com construções ou com outros objetos voadores.

Um de cada vez, você pode fazê-los trabalhar e mantê-los seguros. Mas quando você tem um número deles em operação no mesmo espaço aéreo, não existe infraestrutura para apoio“, disse o Dr. Parimal H. Kopardekar.

O sistema da NASA seria operado, pelo que tudo indica, com pouca ou nenhuma interação de seres humanos. Tudo ficaria nas mãos de computadores e algoritmos, e o Dr. Kopardekar espera que dentro de mais ou menos 5 anos já vejamos drones realizando entregas em áreas com baixo índice populacional.

Ainda existe o problema da proibição imposta pela FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação), nos Estados Unidos, a qual teria de aprovar também o sistema de controle de tráfego da NASA.

O Dr. Kopardekar ainda cita problemas relacionados à segurança. Como lidar com situações de emergência, por exemplo? Pousos em locais onde existe o risco à vida de pessoas próximas, drones sendo, talvez, hackeados e assumidos por criminosos? Sim, ainda existe um caminho bem longo à frente.

Vale lembrar que o Dr. Kopardekar já trabalhou na FAA, liderando pesquisas e desenvolvimento justamente na área de gestão do tráfego aéreo. Obviamente, o sistema em desenvolvimento pela NASA já é um grande passo à frente, e pode realmente ser de grande valia quando drones começarem a disputar o espaço aéreo.