Os programas de navegação na internet ficam cada vez mais espertos, cheios de novidades. Em dois meses, o Google lançou três versões do seu navegador, o Chrome –a última chegou há duas semanas. O Firefox acaba de mostrar a versão 3.1 pré beta 2, para desenvolvedores, enquanto o Internet Explorer 8, também em fase de experiência pré-lançamento, traz alguns recursos novos.
O Chrome (www.google.com/chrome) trouxe as maiores alterações. Uma delas é que a barra de pop-up ficou mais segura. Anteriormente, um site poderia convencer o usuário a abrir um link colocando um endereço diferente do verdadeiro na barra de pop-up.
O procedimento para fazer download mudou. Agora arquivos que podem rodar programas, como EXE, DLL e BAT, recebem temporariamente a denominação “não confirmados”. Eles são salvos somente depois de o usuário dar sua autorização. Os arquivos não autorizados são deletados automaticamente quando o navegador é fechado.
Outro aspecto melhorado foi o registro de visitas. Agora sites seguros –aqueles que têm “https:” no começo do endereço– não ficam mais arquivados. Ainda é possível acessar o site, mas não o conteúdo utilizado pelo usuário.
A principal novidade do Firefox (www.firefox.com) já era esperada: a navegação privada, que permite ao usuário ocultar os sites que ele visitou. O Chrome e o Explorer têm essa opção.
O Explorer 8 beta 2 (microsoft.com/downloads), por outro lado, focou o visual. Entre as novidades estão a divisão da barra de endereços em grupos, o que facilita a procura de um site, e as abas coloridas.
As novidades do Chrome, que visavam sobretudo corrigir erros, são permanentes.
A navegação privada do Firefox deverá ser definitiva, pois já era esperada na versão anterior. As demais mudanças estão em testes.
No Explorer, que abocanhou 71,27% do mercado em outubro, nenhuma alteração é definitiva. Tudo dependerá de testes da atual versão beta.
Com informações de Folha OnLine.