Embora as recomendações de filmes da Netflix já sejam assustadoramente precisas, elas ainda não são páreo para uma pessoa real que sabe o que você curte e não. No entanto, isso pode mudar: a empresa começou a experimentar com simulações de cérebros humanos através de milhares de máquinas.
Em seu blog, a Netflix afirmou que começou a experimentar com redes neurais e aprendizagem profunda para ver se pode ser capaz de melhorar seus recursos de personalização.
O uso real dessas técnicas ainda parece estar bem longe, mas parece que a Netflix já teve sucesso em começar suas pesquisas: ao invés de investir em seu próprio centro de dados para executar testes, a empresa está utilizando o serviço de nuvem da Amazon.
Por enquanto, os algoritmos de aprendizagem ainda têm muito a aprender: enquanto eles podem ser capazes de entender padrões por conta própria, eles ainda são bastante simples e não conseguem fazer indicações de forma confiável ou 100% corretas.
Com o projeto, a Netflix está seguindo os passos de gigantes da Internet como Google e Facebook, que contrataram os melhores centros e laboratórios de aprendizagem para melhorar seus recursos, indo desde o reconhecimento de voz até as tags de imagens.