Categorias

Nokia 3310 está voltando?

Reza a lenda que quando um iPhone cai no chão, ele quebra a tela, mas quando um Nokia 3310 caía no chão, ele quebrava o chão. E agora, dezessete anos depois do seu lançamento inicial, ele pode estar voltando.

Os rumores apontam que o icônico “smartphone” indestrutível pode estar prestes a ressuscitar na Mobile World Congress (MWC), em Março.

De acordo com Evan Blass, um dos mais notórios informantes dos bastidores da indústria dos dispositivos móveis, a empresa finlandesa HMD Global, que tem a licença para produzir aparelhos com a marca Nokia, está estudando com muito carinho a possibilidade de trazer de volta o 3310 em uma “versão modernizada”. O novo celular seria comercializado a um preço bastante popular, saindo por cerca de 59 Euros a unidade (aproximadamente R$192 na cotação de hoje).

nokia-3310

O Nokia 3310 foi oficialmente aposentado em 2005, mas ainda é possível encontrar fãs do robusto aparelho e seus sucessores até os dias de hoje. O celular original não era nem de perto aquilo que chamamos de smartphone hoje em dia, sem um sistema operacional de fato ou suporte a aplicativos, ainda que viesse com alguns recursos como agenda e até o famoso “jogo da cobrinha”. Mas isso não impediu que o Nokia 3310 vendesse 126 milhões de unidades e se tornasse um dos celulares mais populares da História.

Nem a Nokia nem a HMD Global se manifestaram sobre os rumores. Quer outro motivo para não ficar tão animado com o retorno do 3310? Segundo Blass, a segunda vinda do aparelho será limitada aos mercados europeu e norte-americano.