Categorias

Nokia foca em mercados emergentes com novo smartphone de US$ 99

Asha 501 poderá ser comprado em até 6 cores

A Nokia acaba de lançar um novo smartphone Asha, linha conhecida por ter preços mais acessíveis e ser voltados a mercados emergentes. Diferente dos outros dispositivos, o Asha 501 roda uma nova versão do sistema operacional Asha, criado pela finlandesa, e deve chegar em até 90 países em junho, tendo um preço sugerido de US$ 99. 

A linha Asha é conhecida por ter preços mais acessíveis e características mais simples e com o novo modelo não é diferente: o aparelho tem uma modesta tela de três polegadas sensível ao toque, câmera de 3,2 megapixels, suporte para dual SIM e, dependendo do mercado, estará disponível em até 6 cores. O aparelho deve chegar no Brasil até o terceiro trimestre do ano, mas apenas nas cores preta e branca. 

O modelo 501 é o primeiro da nova linha de smartphones com a plataforma Asha, que ganhou uma interface de navegação atualizada. Como o sistema ainda está sendo desenvolvido, o dispositivo não tem uma loja de aplicativos bem abastecida ainda, embora alguns fundamentais como WhatsApp, Facebook, Twitter e jogos como Plants vs. Zombies estão disponíveis.

Por ser mais simples, o Asha 501 não tem conectividade 3G, apenas Wi-Fi. Para atrair mais usuários, a Nokia estabeleceu uma parceria com a operadora Airtel, que oferecerá aos clientes da Índia e África acesso ilimitado, e sem cobrança, ao Facebook.