Quinta-feira, 30 de Agosto de 2007
A Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, apresentou nesta quarta-feira um pacote de inovações formado por uma nova loja musical online, um novo aparelho celular multimídia de última geração e um serviço global de jogos, em mais uma tentativa de competir com a rival norte-americana Apple .
A companhia finlandesa, que vende mais de um terço dos celulares do mundo, procura novas fontes de receita em serviços e conteúdos, uma vez que a indústria de telefonia está saturada e os preços continuam caindo.
O presidente-executivo Olli-Pekka Kallasvuo afirmou durante entrevista coletiva em Londres que a empresa começará a vender telefones com a tecnologia touch screen — resposta da Nokia aos aparelhos iPhone da Apple — usando seu popular software S60 a partir do próximo ano.
A Apple, que entrou no mercado de telefonia celular em janeiro, viu seu aguardado iPhone deslanchar nas vendas logo após a chegada do aparelho multimídia touch screen às lojas dos Estados Unidos, em junho.
Enquanto muito se especula sobre a chegada do iPhone à Europa, a Nokia apresentou quatro novos modelos de telefones, incluindo um telefone com alta tecnologia de músicas e jogos, o N81, e uma nova versão do aparelho recordista de lucros da companhia, o N95.
Também foram lançado dois novos celulares musicais de preço médio, os Nokia 5310 e 5610.
Kallasvuo disse que espera um crescimento de até 50 por cento no mercado global de telefones multimídia, saindo dos 80 milhões de aparelhos em 2006 para 120 milhões de unidades este ano. A Nokia informou ainda que vai administrar sua própria loja musical online no mercado europeu ainda este ano, com músicas vendidas a 1 euro (1,36 dólar).
O serviço de jogos da companhia finlandesa começará a funcionar em novembro. O preço dos jogos, quando as versões completas foram adquiridas, será entre 6 e 10 euros (8,16 e 13,59 dólares)
O preço das ações da Nokia subia 2,47 por cento, para 22,83 euros, às 11h05 GMT (8h05 de Brasília), acima do ganho de um por cento do índice europeu DJS Stoxx .
Com informações de Uol Tecnologia.