Categorias

Noruega é o primeiro país a confirmar que desligará o rádio FM

A era digital realmente está dominando tudo. A Noruega acaba de se tornar o primeiro país a oficialmente anunciar que estará desligando o rádio FM.

O Ministério da Cultura Norueguês anunciou que estará acabando com a FM no dia 11 de janeiro de 2017 e que planeja fazer a transição para a Digital Audio Broadcasting (DAB) como um padrão nacional.

De acordo com o comunicado do Ministério da Cultura, a data do desligamento foi proposto pelo governo norueguês já em 2011, mas que só agora o governo concluiu que o país é capaz de atender as exigências necessárias para uma transição tranquila.

radio-fm

Segundo o ministro da Cultura norueguês, Thorhild Widvey, a digitalização vai melhorar o sistema de preparação para emergências, facilitar o aumento da concorrência e oferecer novas oportunidades para a inovação e desenvolvimento.

Mas quais as diferenças entre os dois padrões? Na Noruega, a DAB atualmente oferece 22 canais nacionais enquanto a FM tem apenas cinco, e o custo de transmissão de canais é oito vezes maior na FM do que na digital.

Embora vários outros países da Europa e Sudeste da Ásia também estejam considerando a mudança, nenhum ainda confirmou quando fará isso.