Categorias

Noruega está prestes a ter maior datacenter do mundo

Você acha que conhece datacenter? Está sendo erguido na Noruega aquilo que pode vir a ser o maior data center do mundo, com 120 quilômetros quadrados e  ruas e avenidas largas o bastante para o tráfego de caminhões.

O complexo Lefdal Mine Datacenter utiliza uma mina abandonada de silicato de ferro e se estende por seis níveis diferentes, com incontáveis galerias onde o teto pode chegar a 16 metros de altura.

A proposta é encher as galerias com banco de dados, comercializados de forma modular, com cada câmara preenchida com servidores instalados em containers e transportados para dentro das instalações, onde serão posicionados e plugados na rede e nos sistemas de energia e refrigeração.  A infraestrutura está sendo chamada de “industrialização dos datacenters” por sua modularidade, mas haverá espaço também para datacenters e racks convencionais. Confira as fotos:

Espaço é o que não irá faltar na mina: o complexo é tão vasto que basta preencher metade de seus níveis para já conseguir o título de maior datacenter do mundo, garantindo ainda ampla margem para expansões futuras. Para refrigerar o Lefdal Mine Datacenter, mantendo a temperatura ideal para a melhor performance dos servidores, está sendo utilizada água do mar, extraída a 500 metros de profundidade e bombeada para os sistemas de refrigeração.

A inauguração oficial aconteceu em Maio e seus administradores estão buscando clientes para lotar as galerias, enquanto as obras não param nos subterrâneos. Jørn Skaane, CEO da iniciativa, avisa que a empresa “pode também customizar densidade de energia, temperatura, umidade, equipamento operacional e todos os serviços relacionados para assegurar a solução correta para todos os clientes”.