Categorias

Novela ‘inaugura’ TV digital no Brasil

“Duas caras” é a primeira telenovela brasileira gravada em alta definição. O resultado foi mostrado para uma platéia formada por atores, atrizes e convidados. A tradicional festa de lançamento foi substituída por uma sessão de cinema. Ou melhor, por uma sessão de novela com imagem de cinema. O que garante essa qualidade é a tecnologia digital.

Ainda em fase experimental, as transmissões digitais devem estrear no Brasil em 2 de dezembro, na cidade de São Paulo. Até o primeiro semestre de 2008 chegam ao Rio de Janeiro – e depois a Belo Horizonte e outras capitais.

Além de uma imagem com mais qualidade, a TV digital permite interatividade com a audiência e transmissões com menos interferência.

Seis vezes melhor
“A imagem em alta definição tem seis vezes mais qualidade do que se vê atualmente na televisão. A partir de dezembro, os detalhes serão muitos mais ricos”, disse Raymundo Barros, diretor de engenharia da TV Globo em São Paulo.

Rodrigo Hilbert, que vive o personagem Ronaldo, diz que as mudanças afetam também os cenários. “Uma parede de tijolo, por exemplo, terá de ser uma parede de tijolo e não uma parede cenográfica”, disse.

Para entrar na era digital, atores e atrizes foram treinados para lidar com a nova imagem. O cabelo, a maquiagem e as roupas da novela foram adaptados para o formato em alta definição. “O público fica mais próximo, mais perto, mais real, é ótimo pra gente. Novela brasileira é um sucesso”, resume Aline Morais.

Formato de cinema
Também muda o formato do que o telespectador vai enxergar na tela. Atualmente, a TV analógica reproduz imagens na proporção 4:3. Com o início das transmissões digitais, essa proporção muda para 16:9 (o formato do cinema), quando mais informações podem aparecer na tela.

Para receber os sinais da TV digital, o público precisará de um decodificador para converter os sinais digitais para sua TV analógica. Se quiser aproveitar melhor as vantagens da TV digital, o consumidor precisará de um televisor HDTV, pronto para oferecer altas resoluções, além do decodificador, conhecido como set-top box. Os decodificadores ainda não estão disponíveis no mercado. Em breve, devem estar à venda televisores com o decodificador integrado.

Com informações de G1.