Categorias

Novo código de erro para páginas web é exclusivo para conteúdo censurado

Um novo código de erro pode ser introduzido nas especificações da web para indicar conteúdo censurado por determinação governamental. O Erro 451 servirá como um alerta para a censura aplicada na Internet.

O número do erro é uma referência ao livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, que traz uma sociedade futurista distópica onde a informação é proibida e livros são queimados por “bombeiros”. O título do livro se refere à temperatura de combustão do papel.

Atualmente, quando um usuário navega para um endereço que foi filtrado ou proibido judicialmente de ser acessado, como o The Pirate Bay, em alguns países, o navegador exibe o erro 403 Forbidden, que assinala que o conteúdo está proibido, mas não explica os motivos.

Para Tim Bray, um dos autores da especificação do XML e criador da proposta do Erro 451, “é de se imaginar que certas autoridades legais possam desejar evitar a transparência e não apenas proibir o acesso a determinados recursos, mas também ocultar que esta restrição existe”.

O Erro 451 serviria para esses casos, para que o usuário tenha consciência de que o conteúdo está inacessível por força de censura legal. A proposta inicial já foi aprovada pelo Internet Engineering Steering Group (IESG), que gerencia os padrões da Internet, mas ainda precisa de alguns trâmites burocráticos antes de poder ser implementado por desenvolvedores de navegadores e aplicações que acessam a web.