Categorias

Novo golpe de videochamada no WhatsApp afetou mais de 10 mil brasileiros em apenas uma hora

Se você achava que os golpes oferecendo videochamada para o WhatsApp iriam acabar agora que o WhatsApp realmente está implementando o recurso, você estava enganado…

A empresa de segurança ESET detectou um novo golpe de videochamada para o aplicativo de mensagens que recebeu mais de 10 mil cliques de brasileiros, em apenas uma hora.

Na ação, os cibercriminosos usam páginas de internet falsas que prometem a nova funcionalidade atualizada. Para concretizar a ação, a vítima é direcionada para um anúncio publicitário nomeado “última etapa”, que solicita que uma mensagem de SMS seja enviada para um número Premium com um determinado texto. Dessa forma, o cibercriminoso consegue obter o número do smartphone da vítima, inscrevendo-a no serviço pago não solicitado.

As vítimas também são instruídas a compartilharem o link fraudulento com seus contatos e assim o golpe se espalha. Em uma das campanhas maliciosas, em apenas 1 hora, foram realizados 16 mil cliques, sendo 10 mil apenas no Brasil.

De acordo com a ESET, o golpe é bem elaborado: em alguns sites verificados, o layout simulava a página oficial do WhatsApp, incluindo funcionalidades como escolha de idioma segundo a geolocalização do IP a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

“É importante destacar que não se trata de um vírus de WhatsApp, já que nenhum arquivo é executado. Também não verificamos evidências de que os sites fraudulentos estejam tentando explorar vulnerabilidades nos equipamentos conectados. O único objetivo é o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium”, explicou Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.

“Os cibercriminosos aproveitam lançamentos populares como esse para aplicar golpes que afetem o maior número de pessoas. Isso porque, na ânsia de acessar a nova funcionalidade, nem sempre os internautas checam a procedência do site e acabam fornecendo informações pessoais ou se inscrevendo em serviços não solicitados”, lamenta o executivo. O recurso de videochamada do WhatsApp, na verdade, estará disponível para a atualização dentro do próprio aplicativo para todos os usuários, de forma automática.

Para os usuários que caíram no golpe, os especialistas da ESET recomendam que as vítimas avisem seus contatos e, caso já tenha feito a inscrição em algum formulário com seu número de telefone, entrar em contato com a operadora de telefonia para verificar se o número, realmente, está inscrito em um serviço de SMS Premium. Em caso afirmativo, pedir a remoção. Caso tenha instalado algum aplicativo no dispositivo móvel, recomenda-se a desinstalação.