A Microsoft anunciou um projeto na CES, que pretende deixar os jogadores mais imersos nos games. O projeto vai fazer com que os games “saiam” das telas e se expandam para o local onde o game está sendo jogado – seja uma sala de estar, um quarto, ou qualquer outro cômodo – sem a necessidade de uma TV 3D, ou óculos especiais.
Inicialmente chamado de IlumiRoom, o dispositivo utiliza o Kinect e um projetor, que são conectados no videogame. Esta combinação faz com que os tiros dos inimigos e as explosões, por exemplo, se espalhem pelo cômodo. Em jogos de tiro em primeira pessoa, a tecnologia vai expandir o ambiente de jogo para as paredes da casa.
A tecnologia vai escanear o cômodo, identificar objetos e compensar a posição deles, de forma que vasos, prateleiras ou quaisquer outros itens decorativos não atrapalhem a sensação de imersão proposta pelo projeto.
Conforme descrito pela Microsoft, o IlumiRoom “foi desenvolvido para aumentar a imersão dos games unindo o mundo virtual com o real ao se projetar imagens. Tudo o que aparece no vídeo [divulgado] acontece em tempo real. Não foram usados efeitos especiais.”
A Microsoft ainda não anunciou quando essa tecnologia será disponibilizada no mercado, e sob quais condições deverá ser utilizada. Porém, documentos da companhia que vazaram na internet, no ano passado, citam uma tecnologia similar para o console sucessor do Xbox 360.
Assista o vídeo, e confira a proposta do projeto: