Categorias

Novo Ubuntu 9.10 chega ao mercado nesta quinta

Lançamento será no dia 29/10/2009
Como ocorre todo ano, a cada seis meses, a Canonical lança na próxima quinta-feira (29) o Ubuntu 9.10, codinome “Karmic Koala” para download gratuito.

Entre as novidades do sistema operacional baseado em Linux estão uma nova interface redesenhada, ajustes no desempenho do sistema para deixar o processo de boot do computador mais rápido, um novo framework de áudio e melhorias na conectividade 3G com o sistema.

“A ideia foi simplificar todo o processo, melhorar e deixar mais fácil a experiência do usuário”, explica Fábio Filho, diretor da Canonical para América Latina, em entrevista por telefone.

O Ubuntu 9.10 “Karmic Koala”, na sua versão para desktop, amplia a integração com a plataforma de serviços Ubuntu One, que sincroniza arquivos em servidores da Canonical e realiza backups “na nuvem”.

Esse serviço é gratuito até o limite de 2 GB de dados e se integra diretamente ao sistema operacional, explica o executivo. Uma conta com limite de 50 GB custa US$ 10 ao mês.

Além disso, existe uma versão para netbooks, chamada Ubuntu Netbook Remix, que também será atualizada para o Ubuntu 9.10. A grande novidade dessa versão é a inclusão do software de mensagens instantâneas Empathy, com recursos de texto, voz, vídeo e transferência de arquivos.

Pode parecer coincidência: o lançamento do Ubuntu 9.10 ocorre uma semana após a chegada oficial do Windows 7. “Nossa data de lançamento ocorre sempre de seis em seis meses. Já estava programada para o dia 26 faz tempo”, conclui Fábio Filho.

O Ubuntu 9.10 pode ser baixado em www.ubuntu.com a partir do dia 29. O sistema funciona também como um “Live CD”, permitindo seu uso sem precisar sobrescrever o sistema operacional atual no computador.

Com informações de Terra.