Enquanto você pode não se importa de partilhar sua localização via Facebook, Foursquare e Twitter, ter seu paradeiro revelado pelo smartphone sem o seu conhecimento é outra coisa: A Electronic Frontier Foundation (EFF)) descobriu um problema alarmante com novos telefones Android.
De acordo com as conclusões da fundação, quando um dispositivo Android com Honeycomb (Android 3.1) ou posterior instalado está no modo Rede Preferencial Offload (PNO em inglês), ele revela as redes Wi-Fi que foram recentemente conectadas. Qualquer um dentro do alcance Wi-Fi do dispositivo poderia bisbilhotar aquelas transmissões e saber exatamente onde você esteve.
Se você estava em um restaurante ou qualquer outra empresa que usa seu próprio nome como username de Wi-Fi, agora alguém sabe onde você esteve. Se virem os últimos locais visitados, eles realmente podem acompanhar todos os seus passos.
O modo PNO ajuda a prolongar a vida da bateria, dando prioridade ao Wi-Fi sobre dados de celulares através da procura de redes recentemente usadas enquanto o display do dispositivo está desligado. A conexão Wi-Fi usa menos energia do que uma conexão de celular.
Google tomou conhecimento do problema e enviou ao EFF, a seguinte declaração:
Nós levamos a segurança dos dados de localização dos nossos usuários muito a sério e estamos sempre felizes em estar cientes de possíveis problemas antes do tempo. Como as alterações para este comportamento iriam potencialmente afetar a conectividade do usuário a pontos de acesso ocultos, ainda estamos investigando quais mudanças são apropriadas para uma versão futura.