O Twitter, serviço de microblogs em rápido crescimento e agora à procura de maneiras de faturar, expandiu seus termos de uso de modo a permitir que anunciantes ganhem acesso aos seus mais de 45 milhões de usuários mensais. O site que permite o envio ilimitado de mensagens com um máximo de 140 caracteres só agora está acelerando seus esforços para monetizar.
Na quinta-feira (10), a empresa revisou seus “termos de serviço” para especificar que está autorizada a veicular publicidade. ” Como já dissemos, gostaríamos de manter nossas opções em aberto,” afirmou o cofundador Biz Stone no blog oficial da empresa.
Apesar do anúncio, o novo de termo de uso enfatiza: estamos deixando as portas abertas nesta área, mas ainda não temos nada para anunciar. Ou seja: ainda deve demorar algum tempo até que os usuários da página comecem a sentir mudanças relacionadas à publicidade no universo dos tweets.
No novo termo, a página também ressalta que o usuário é responsável por todo o conteúdo postado na página — com a iniciativa, o serviço tenta se eximir de possíveis processos causados pelos textos divulgados no site, como já aconteceu com o Orkut no Brasil). O conteúdo que você submeter, postar ou apresentar poderá ser visto por outros usuários do serviço e também de outros sites. Você só deve fornecer conteúdo com o qual esteja confortável em compartilhar com outros, de acordo com esses termos, diz.
Faturamento
A receita publicitária é o caminho tradicional para que sites possam gerar faturamento e ainda assim se manter gratuitos para seus usuários. O crescimento explosivo das redes sociais vem atraindo interesse: o número mundial de acessos ao Twitter chegou a 44,5 milhões em junho, 1.500% acima do total do mês em 2008, de acordo com a comScore.
O Twitter adotou termos abertos para sua nova cláusula publicitária e enfatizou que ela estava sujeita a mudanças. “Os serviços podem incluir anúncios, que podem ser direcionados ao conteúdo ou informação no serviço, às pesquisas realizadas por meio dele ou a outras informações,” definem os termos de uso. “Os tipos e volumes de publicidade do Twitter nesses serviços estão sujeitos a mudanças.”
Ceticismo
Alguns analistas estão céticos quanto às perspectivas de sucesso da publicidade em redes sociais, argumentando que empresas relutam em justapor suas marcas a conteúdo gerado pelos consumidores, imprevisível e potencialmente ofensivo.
Stone mesmo disse que a empresa encarava com cautela a possibilidade de irritar sua base de consumidores ao bombardeá-los com anúncios.
Mas outros analistas apontam para o fato de que os usuários de redes sociais tendem a dedicar muito tempo a esses sites. Por isso, eles oferecem uma plataforma atraente para que anunciantes promovam suas marcas –especialmente se as preferências dos usuários forem rastreadas.
Com informações de G1 (Reuters).