Categorias

Nvidia anuncia Shield, seu console portátil

Gadget será apresentado no CES 2013

Em uma coletiva realizada hoje na CES, a Nvidia decidiu lançar seu próprio gadget: um console portátil com Tegra 4, tela e joystick integrados chamado Shield.

O aparelho, que por enquanto se chama “projeto Shield”, terá qualidade de áudio parecido com caixas de som da Jambox,  bateria com duração de 10 horas em uso frequente, além de rodar Android. O Shield terá também portas HDMI, micro-USB, microSD e saída de áudio.

Outra característica que se destaca no console é a tela touchscreen de cinco polegadas e 720p. O pacote completo parece ter mais ou menos o tamanho de um controle de Xbox 360, com uma tela a mais. O aparelho acessa títulos da Tegrazone, loja de games focada em jogos otimizados para processadores da Nvidia, e também é capaz de acessar o computador e contas do Steam via Big Picture, além de um modo multiplayer.

O Shields não é só um GameBoy com Android: a Nvidia quer fazer do console uma set top box e um computador de mão, enviando imagens para a televisão via HDMI e fazendo mais de uma tarefa, permitindo que usuários ouçam música e naveguem no Facebook, como um tablet ou smartphone moderno. A diferença nesse projeto é o fato dele ser um controle de videogame também. A novidade chega nos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano.