Categorias

O fim melancólico do Windows RT

Não é de hoje que a Microsoft fala em unificar seus sistemas operacionais e a proposta do Windows 10 é exatamente essa. Hoje marca o anúncio do encerramento da produção do último dispositivo que ainda usava o Windows RT.

Desde que a Dell parou de fabricar tablets rodando o sistema Windows RT, ainda em 2013, a própria Microsoft perseverou como o único fabricante a ainda apostar no sistema móvel. Entretanto, de acordo com o The Verge, um representante da empresa confirmou que até mesmo o gigante de Redmond jogou a toalha e o Nokia Lumia 2520 Windows RT, último aparelho a rodar o sistema,  não será mais produzido.

nokia-lumia

O derradeiro prego no caixão do Windows RT veio apenas uma semana depois da Microsoft anunciar o fim do Surface 2, sua tentativa frustrada de competir no mercado de tablets usando o sistema móvel. Segundo o executivo consultado, “quem quiser comprar o Nokia Lumia 2520 deve visitar uma das lojas Microsoft, o MicrosoftStore.com” ou revendedores autorizados. Mas as fábricas pararam e nenhum outro dispositivo rodando o Windows RT chegará às prateleiras.

No seu lançamento, o sistema móvel da Microsoft para dispositivos ARM foi abraçado por Lenovo, Asus, Samsung e Dell, para ser abandonado não muito tempo depois devido à baixa demanda. A falta de aplicativos compatíveis, o estranho modo desktop, o monopólio da Apple e o próprio declínio da venda de tablets são apontados como culpados pela morte prematura do sistema.