Categorias

O Homem-Aranha é possível!

Quem foi que disse que seria impossível para o ser humano subir em paredes lisas como o Homem-Aranha? Um grupo de pesquisadores da universidade americana de Stanford provou o contrário.

A tecnologia foi desenvolvida em 2014 e utiliza um par de luvas especiais e um sistema super-aderente para distribuir o peso de uma pessoa de forma que ela consiga permanecer grudada em uma superfície vertical enquanto escala.

O vídeo de demonstração da pesquisa foi enviado para o programa de TV americano do apresentador Stephen Colbert, entusiasta da ciência, que se revelou decepcionado quando descobriu que era biologicamente impossível existir um Homem-Aranha. Mas esta não é a primeira vez que a engenharia prova que pode dar uma “forcinha” para a biologia:

Stanford engineers to Colbert: Spider-Man is plausible

Na semana passada, pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram um artigo onde explicaram com números porque era possível que determinados lagartos possam escalar superfícies planas mas um ser vivo com a massa de um humano não poderia fazer o mesmo.

Foi a deixa para que Elliot Hawkes, pesquisador pós-doutorado em Stanford lembrar que com tecnologia isso é possível. E provou isso subindo em uma parede de vidro, possivelmente uma das superfícies mais lisas que existem. O dispositivo ainda é rudimentar e a escalada é lenta. Mas, para um protótipo de dois anos atrás sem fins comerciais, é um bom começo para os candidatos a super-herói que existem por aí.