Categorias

O primeiro emoticon completa 30 anos

Esta nova versão não agradou em nada o criador
Aqueles pequenos símbolos que juntam formavam uma linda carinha mudaram o ambiente virtual, principalmente, os de bate-papo como msn, icq, para os mais antigos. Bem, nesta quarta-feira dia 19 a carinha risonha ( 🙂 ) completa 30 anos de existência. Dá para acreditar?

A expressão feliz foi difundida na internet em 1982 e, deste então, evoluiu tanto que é impossível se lembrar de todas. A primeira utilização documentada de uma forma dessas foi proposta às 11h44 de 19 de setembro de 1982, nos Estados Unidos, em Pittsburgh, quando um jovem professor Scott Fahlman sugeriu em um fórum de discussões da Universidade Carnegie Mellon.

“Proponho a seguinte sequência de caracteres para identificar as piadas: :-). Leia de lado. Na verdade, é provavelmente mais econômico marcar as coisas que NÃO são piadas, dadas as tendências atuais. Para isso, usem :-(“, escreveu Fahlman aos seus colegas e alunos. E depois disso os emotions viraram febre em todo o mundo.

Os emoticons servem para expressar emoções ou complementar algo que estava sendo dito. E essa demonstração de emoção ficou tão grande que hoje é possível representar até “abraços”, “tchau”, entre outros, com gráficos computadorizados em uma evolução do smiley original. Porém o professor Fahlman já admitiu que odeia os ícones amarelos que os emotions se tornaram nas últimas décadas, bem não dá para agradar a todos.