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O TeamViewer foi comprometido?

A quarta-feira foi agitada para inúmeros usuários do programa TeamViewer, popular solução remota para desktops: invasões, furtos de senhas e até saques bancários teriam sido feitos através do serviço.

Coincidência ou não, os servidores oficiais do TeamViewer ficaram fora do ar durante o período devido a problemas de resolução de DNS. Oficialmente, a empresa nega que tenha sofrido a ação de hackers.

O número de reclamações de usuários subiu vertiginosamente em apenas 24 horas e indicam o uso malicioso do TeamViewer para acesso não-autorizado. Invasores teriam acessado as máquinas onde o programa está instalado após o horário comercial americano, para furto de dados, instalação de ransomwares, e alguns supostos casos de transferências bancárias através de senhas preservadas nos computadores afetados.

“Eu estava usando uma senha forte que era única para o TeamViewer e ainda assim eles entraram e limparam minha conta bancária. Eles logaram e utilizaram o ChromePass para visualizar minhas senhas armazenadas no Chrome”, revelou um certo ShatteredAutumn, no Reddit, onde dezenas de outros usuários foram compartilhar histórias semelhantes.

O site do TeamViewer voltou ao ar no meio da tarde, mas a empresa alega que não há uma relação entre os problemas de servidor e os supostos ataques a usuários e sustenta que não houve nenhuma violação de segurança em seu serviço. “A origem do problema, de acordo com nossa pesquisa, é o uso descuidado, não uma potencial brecha de segurança do lado do TeamViewer”, diz o comunicado oficial à imprensa.

No blog oficial, a empresa ainda se defende de alegações similares de uma semana atrás e não atualizou seu conteúdo para refletir as novas denúncias.