Categorias

O vestido que quebrou a internet

Se você está entrando na internet hoje e perdeu a loucura do vestido ontem à noite, provavelmente está muito perdido no que está acontecendo. Calma que nós explicamos:

O vestido em questão foi postado no Tumblr ontem pela usuária swiked, que disse que seus amigos não conseguiam se entender sobre sua cor. Alguns enxergavam branco e dourado, outros azul e preto. A discussão rapidamente pulou para o Twitter e as coisas explodiram em um lindo novo meme.

vestidoazulebrancodouradoepreto

Para restaurar a paz no universo da web, o mundo precisava de uma explicação para o fenômeno.

O Buzzfeed tentou, apontando para a correção de cor computadorizada, que poderia provar que a peça pode ser manipulada para se tornar branca e dourada ou azul escuro com preto.

Enquanto isso, a Adobe colocou o vestido em seu editor de cores. A ferramenta mostra que ele é de fato azul com tons de marrom e um pouquinho de dourado.

Já a ciência explica que os nossos olhos têm mais dificuldade em ver luz azul do que cores mais quentes, e que situações de pouca luz (como é o caso da primeira foto, tirada de um celular) pode nos fazer ver as coisas em diferentes tons.

Um fenômeno parecido acontece com a imagem abaixo (retirada do site XKCD), que mostra como cores podem ser vistas “diferente” dependendo do balanço de brancos. Se você colocar a imagem em qualquer editor de fotos e usar a ferramenta de escolha de cor, verá que os dois vestidos são do mesmo tom de azul.

vestido

No entanto, o que nem o Buzzfeed, nem a Adobe e nem a ciência conseguem explicar é o motivo da internet ter reagido tão seriamente por causa de um vestido. Acho que esse permanecerá um mistério.

Enquanto isso, nós aqui estamos divididos entre o time #brancoedourado e #pretoeazul.