A Opera lançou hoje um relatório que mostra a utilização de redes sociais através de dispositivos móveis, pelo navegador Opera Mini.
Esses dados vieram dos servidores de compressão de dados, o que permitiu a empresa mapear esses acessos em 190 países. O anonimato dos dados foi preservado.
A maioria dos usuários do Facebook pode até estar na América do Norte, mas a maior porcentagem de usuários acessando a rede através do Opera Mini vem de Macau, onde mais de 90% dos usuários acessam a rede pelo navegador mobile da Opera. O percentual de usuários dos EUA que acessa pelo Opera Mini é ed 49,54%.
A Opera também mapeou o uso do Twitter através do Opera Mini. Os usuários que mais acessam a rede pelo navegador são do Paraguai, seguidos pelos usuários do Japão.
O Brasil tem participação considerável nesse mercado. Cerca de 60% dos usuários acessa o Facebook através do Opera Mini. Já o Twitter é acessado por cerca de 12% dos usuários, o que coloca o país em 11º no ranking de maiores acessos ao Twitter através do Opera Mini.
O raletório aponta que a maioria dos países tem suas redes doinantes, mas também mostra que alguns países tem uma utilização de redes sociais mais distribuida.
Você pode ver o relatório completo clicando aqui (em inglês).