Categorias

Opera espera ter papel fundamental no projeto internet.org

Empresa acredita que pode ter papel fundamental no internet.org
Empresa acredita que pode ter papel fundamental no internet.org

A Opera Software espera que seu browser mobile tenha um papel fundamental no projeto internet.org, liderado pelo Facebook, cujo objetivo é aumentar o acesso à internet por parte de usuários do terceiro mundo.

O projeto foi lançado na semana passada (saiba mais aqui), e Mark Zuckerberg afirmou que deseja tornar a internet acessível para as 5 bilhões de pessoas que não estão online.

O presidente-executivo da Opera, Lars Boilesen, disse que cerca de 40% do tráfego do Facebook passa pelo Opera, nos mercados emergentes. Segundo ele, a empresa não espera ter ganhos em curto prazo, mas o executivo tem esperanças de que o projeto pode ajudar a impulsionar o número de usuários da companhia.

– Desde que começamos esta empresa, nosso objetivo tem sido o de fazer com que um número cada vez maior de pessoas usem nosso software. Nós apenas temos que descobrir uma maneira de ganhar dinheiro com isso mais tarde – afirmou o executivo.

A receita do Opera é gerada a partir de pesquisas e de publicidade no browser, e também através de parcerias com operadoras de telefonia.

O Opera é, de certa forma, pouco utilizado em desktops. Do total de 300 milhões de usuários do browser, apenas 40 milhões de usuários utilizam a versão desktop do navegador – os outros 260 milhões são usuários da versão móvel do browser, cuja maior vantagem para esses usuários é a capacidade de comprimir o conteúdo para download.