Categorias

Opera vai à Justiça contra Microsoft

A MS já perdeu uma briga na justiça tempos atrás
A desenvolvedora de browsers Opera abriu processo contra a Microsoft, acusando a corporação de má concorrência.

A Opera abriu ação, na Europa, acusando a Microsoft de abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para impor o Internet Explorer aos usuários de internet.

A Opera diz ainda que a Microsoft não cumpre as determinações de fóruns internacionais de protocolos web afim de criar dificuldades para navegadores concorrentes.

Em nota o CEO da Opera, Jon von Tetzchner, afirma que a ação de sua empresa atende aos interesses de “todos os consumidores que têm suas escolhas feitas por uma empresa monopolista”.

Na ação, a Opera pede que a Microsoft seja obrigada a atender convenções de protocolo web, a fim de criar um padrão internacional para sites. Ao agir de forma unilateral, a Microsoft cria um padrão paralelo, feito para atender o IE, o que torna o desenvolvimento de sites mais caro, o suporte mais difícil e piora a qualidade da tecnologia usada na internet, argumenta a Opera.

A empresa pede ainda que a Comissão Européia proíba a Microsoft de distribuir Windows com o Internet Explorer pré-instalado ou então que ofereça ao menos um browser alternativo para o usuário.

O Internet Explorer é o navegador mais popular do mundo com ampla vantagem sobre seus concorrentes proprietários, como o Safari, da Apple, e o Opera. O IE, no entanto, vem perdendo usuários de forma progressiva para o Firefox, desenvolvido em código-aberto pela Mozilla.

Com informações de INFO Online.