Categorias

Oracle lança atualização que corrige falhas de segurança no Java

Oracle corrigiu falhas de segurança no Java

O Oracle lançou ontem uma atualização de segurança para a versão do Java utilizado em navegadores, buscando tornar a plataforma um alvo menos popular para ataques hackers.

Segundo o vice-presidente executivo da Oracle, Hasan Rizvi, a melhoria corrige 42 falhas no software, incluindo a maior parte das falhas consideradas críticas.

Uma série de falhas graves foram encontradas no plug-in do Java para browsers, no ano passado, e algumas delas vinham sendo utilizadas por grupos criminosos.

No início do ano, o Departamento de Segurança Interna dos EUA recomendou que os usuários desabilitassem o Java nos browsers, mas muitas empresas utilizam softwares internos baseados em Java, e essas companhias pressionaram a Oracle para deixar a plataforma mais segura.

Uma das principais alterações é que os sites não poderão forçar os applets Java a rodar nos navegadores, a menos que tenham assinatura digital. Porém, os usuários podem ignorar o aviso, se clicarem para reconhecer o risco.

Cerca de 50% dos ataques digitais realizados no ano passado foram feitos através de falhas no Java, segundo a Kaspersky Labs.