Categorias

Os sistemas e programas mais vulneráveis de 2013

A GFI publicou essa semana uma lista de quais foram os sistemas operacionais e programas com o maior número de vulnerabilidades. Embora Java e Internet Explorer estejam no topo da lista, o terceiro lugar pode surpreender.

De acordo com o relatório da fabricante de programas de segurança, 2013 não apenas seguiu a linha ascendente de crescimento de vulnerabilidades detectadas, como também foi o ano com o maior número de vulnerabilidades desde 2009. Foram cerca de 13 novas falhas descobertas por dia, totalizando o impressionante índice de 4794 vulnerabilidades, onde um terço delas pode ser classificada como de “alta periculosidade”.

gfi-01

Entre os programas com maior taxa de falhas de segurança, Internet Explorer e Java encabeçam a lista, ambos com saltos expressivos em relação ao ano anterior. Mas a grande surpresa está na terceira posição, ocupada pelo Google Chrome, com 168 vulnerabilidades identificadas, onde 100 delas são classificadas como de alto risco. Apesar de ocupar o quarto lugar, o Mozilla Firefox apresentou uma redução no número de falhas de segurança quando comparado com os resultados de 2012.

gfi-02

No campo dos sistemas operacionais, praticamente todos tiveram um crescimento no número de vulnerabilidades encontradas. A única exceção é o Cisco iOS. Enquanto isso, as cinco primeiras posições no ranking estão ocupadas por sistemas operacionais da Microsoft que dobraram em número de falhas de segurança expostas. O Windows 8, que teve apenas 5 vulnerabilidades apontadas no ano de estreia, em 2012, saltou para a sexta posição na lista com 58 falhas. De todos os sistemas analisados, o mais seguro é o Mac OS X, ainda assim, com 5 vulnerabilidades de alto risco.

gfi-03
O ranking é baseado no peso das vulnerabilidades, classificadas como Alto, Médio e Baixo risco.