Categorias

Os sistemas e programas mais vulneráveis de 2013

A GFI publicou essa semana uma lista de quais foram os sistemas operacionais e programas com o maior número de vulnerabilidades. Embora Java e Internet Explorer estejam no topo da lista, o terceiro lugar pode surpreender.

De acordo com o relatório da fabricante de programas de segurança, 2013 não apenas seguiu a linha ascendente de crescimento de vulnerabilidades detectadas, como também foi o ano com o maior número de vulnerabilidades desde 2009. Foram cerca de 13 novas falhas descobertas por dia, totalizando o impressionante índice de 4794 vulnerabilidades, onde um terço delas pode ser classificada como de “alta periculosidade”.

gfi-01

Entre os programas com maior taxa de falhas de segurança, Internet Explorer e Java encabeçam a lista, ambos com saltos expressivos em relação ao ano anterior. Mas a grande surpresa está na terceira posição, ocupada pelo Google Chrome, com 168 vulnerabilidades identificadas, onde 100 delas são classificadas como de alto risco. Apesar de ocupar o quarto lugar, o Mozilla Firefox apresentou uma redução no número de falhas de segurança quando comparado com os resultados de 2012.

No campo dos sistemas operacionais, praticamente todos tiveram um crescimento no número de vulnerabilidades encontradas. A única exceção é o Cisco iOS. Enquanto isso, as cinco primeiras posições no ranking estão ocupadas por sistemas operacionais da Microsoft que dobraram em número de falhas de segurança expostas. O Windows 8, que teve apenas 5 vulnerabilidades apontadas no ano de estreia, em 2012, saltou para a sexta posição na lista com 58 falhas. De todos os sistemas analisados, o mais seguro é o Mac OS X, ainda assim, com 5 vulnerabilidades de alto risco.

O ranking é baseado no peso das vulnerabilidades, classificadas como Alto, Médio e Baixo risco.