Categorias

Pac-Man faz 35 anos – Confira 5 fatos estranhos do game

Pac-Man, o maior jogo de arcade de todos os tempos, faz 35 anos hoje.

Lançado pela empresa japonesa Namco em 22 de maio de 1980, Pac-Man deu uma mudada no mercado, onde jogos como Space Invaders e Asteroids definiam a cena com gráficos abstratos e monocromáticos.

Na época, a Namco vendeu mais de 400.000 máquinas de Pac-Man, ficando acima de qualquer arcade que veio antes e até depois.

pacm-man-jogo-35-anos

Mas, embora Pac-Man pode ser um dos personagens mais reconhecidos no mundo dos videogames, ele ainda tem alguns segredos que muitas pessoas não sabem. Aqui estão alguns dos mais interessantes:

Ele quase se tornou um reality show

Em 2011, uma empresa tentou adaptar Pac-Man como um reality show. A “série” seria um “grande evento, louco com muita energia”. Mas parece que a ideia não viveu o suficiente para ir para a TV.

O jogo foi feito para influenciar as meninas a se tornarem gamers

Toru Iwatani, criador do jogo, queria mudar o cenário de gamers no final dos anos 70, para conseguir que não só homens jogassem, mas também as mulheres e as famílias.

“A razão pela qual eu criei Pac-Man foi porque queria atrair gamers do sexo feminino”, disse ele em um painel durante a Game Developers Conference de 2011.

Ms.Pac-Man foi a primeira personagem feminina jogável da história

A mais conhecida das muitas, muitas sequências que Pac-Man inspirou foi Ms. Pac-Man, sobre a “esposa” do Come-come. E ela acabou fazendo história como a primeira personagem feminina jogável.

Os fantasmas tinham ordens específicas

Apesar do que possa parecer, nem tudo girava em torno do Pac-Man: Iwatani intencionalmente evitou programar os fantasmas para correrem atrás da bolinha amarela, pois assim o jogo seria muito chato. Apenas Blinky, o fantasma vermelho, oficialmente o persegue durante todo o jogo.

pac-man

Pinky, o fantasma rosa, simplesmente quer posicionar-se em um ponto que seja 32 pixels na frente da boca do Pac-Man. Já o azul, Inky, está tentando se posicionar em um ponto fixo similar. E Clyde, o fantasma laranja, move-se completamente ao acaso.

Google lançou um doodle com o jogo e as pessoas pararam de trabalhar

Para comemorar o 30º aniversário do jogo, o Google lançou um doodle inspirado em Pac-Man que permitia que as pessoas jogassem em seus navegadores.

google-pacman-doodle

O problema foi que as pessoas gostaram muito e visitantes acabaram jogando cerca de 500 milhões de horas. O que, com base no salário do trabalhador médio oficial nos EUA, significa um custo de cerca de US$ 122 milhões em perda de produtividade para as empresas.