Categorias

Paranaense é o maior colecionador brasileiro de Atari

Antônio Borba é colecionador de Atari

O paranaense Antônio Borba é o dono da maior coleção de consoles Atari do país. No total, o empresário possui 56 aparelhos únicos, e 16 repetidos.

Nos anos 80, época em que o Atari teve seu auge, o ainda adolescente Borba teve seu primeiro contato com o console. Porém, a coleção só teve início em 2004, quando o empresário encontrou consoles Atari a venda na internet, e decidiu transformar a distração de criança em um hobby de colecionador.

A partir de então, a coleção só cresceu, inclusive com algumas relíquias encontradas na internet, como por exemplo uma máquina do arcade Black Widow.

Borba também é o proprietário da maior coleção de cartuchos de Atari do país, com 1673 unidades. Esses itens são guardados em uma sala climatizada, e com controle de umidade.

– Nós, colecionadores, estamos escrevendo e contando uma história que as empresas não contam e que muitas vezes nem tem registro. E ser reconhecido oficialmente como recordista também é fazer parte da história. Além de trazer mais credibilidade, é também muito interessante, pois você está contribuindo para o resgate de algo que foi muito importante e que faz parte da história do vídeo game no Brasil – afirmou o paranaense.

A maior parte da coleção é de consoles Atari 2600, mas há também dois arcades (fliperamas), dois Atari 5200, dois Atari 7800, além de outros consoles nacionais e importados.

Entre os destaques da coleção estão um Onyx Junior com tema militar (o único Atari do mundo que possui pausa), um Dynacom Megaboy (que era um “Atari wireless”, único no mundo), e um Atari “Dactar 007” na maleta, que é um item muito desejado pelos colecionadores.

O Atari surgiu nos anos 70, e foi um dos maiores responsáveis pela popularização dos videogames caseiros. O console teve seu auge nos anos 80, com o console Atari 2600, que se tornou sonho de consumo de diversas crianças e adolescentes ao redor do mundo. Porém, com o lançamento do NES e do Master System, o Atari foi perdendo espaço no mercado, e no fim de janeiro, a empresa declarou falência.