Categorias

Patente da Apple mostra tecnologia para controlar o Mac com os olhos

A Apple ganhou um pedido de patente que descreve um método para rastrear o movimento dos olhos e usá-lo para controlar os elementos da interface de usuário em computadores.

O sistema de controle também inclui métodos destinados a combater os efeitos visuais que podem ocorrer quando uma pessoa olha para um espaço fixo por um longo período de tempo.

A patente descreve maneiras em que os futuros dispositivos Mac ou iOS poderiam usar sua câmera embutida para rastrear os movimentos dos olhos do usuário, e então relacioná-los a elementos que estão na tela, como um cursor, que então segue o olhar da pessoa e traduz isso para atividades na tela.

apple-patentes
Fonte: AppleInsider

No entanto, o principal objetivo da patente não é descrever as especificidades do sistema, mas sim focar na tecnologia voltada diretamente para combater o chamado “Efeito Troller”, que pode resultar em certos elementos da interface do usuário (como o cursor) desbotando ou desaparecendo se o usuário olhar para um ponto fixo por muito tempo.

O sistema poderia ter grandes vantagens em termos de adição de melhorias de acessibilidade para dispositivos iOS e Mac, especialmente para quem está paralisado.

Como esse foi apenas um pedido de patente, será que a Apple algum dia irá lançar a tecnologia?