Categorias

Patentes secretas sobre o Android da Microsoft são reveladas pelo governo chinês

Por mais de três anos, a Microsoft tem afirmando que possui diversas patentes que são infringidas pelo Android, do Google. “O licenciamento é a solução”, escreveu o chefe de IP da empresa em 2011, explicando a decisão da Microsoft de processar a Barnes&Noble pelo seu reader Nook, que usa o sistema.

Mas, enquanto a gigante se gaba de que mais de 70% dos celulares com o sistema do Google vendidos nos EUA estão cobertos por acordos de licenciamento, a empresa nunca listou quais patentes exatamente estão sendo infringidas pelo Android. Hoje, no entanto, o Ministério do Comércio da China (MOFCOM) revelou uma lista de mais de 300 patentes e aplicações detidas pela Microsoft que estavam na aprovação chinesa da recente compra da Nokia.

android-morto

A lista inclui 73 patentes de padrões essenciais, mas há também 127 que a Microsoft alega estarem implementadas no Android. A lista, como nota o site Ars Technica, inclui documentos que a Microsoft adquiriu como parte do Consórcio Rockstar para licitar patentes da Nortel.

A fabricante de software tem enfrentado críticas sobre suas práticas de licenciamento do Android, especialmente da empresa Barnes&Noble, que pediu ao Departamento de Justiça uma investigação contra a Microsoft por ela “matar” dispositivos Android de companhias menores com taxas de licenças e ações judiciais.
É estimado que a Microsoft ganha até US$ 1 bilhão por ano a partir de receitas de licenciamento relacionados com o Android.