Categorias

Pelé processa Samsung pelo uso de um suposto sósia em anúncio

O eterno Rei do Futebol, Pelé, abriu um processo na Justiça americana contra a Samsung pelo uso de um suposto sósia em uma propaganda de um produto da empresa publicada no ano passado.

Pelé está pedindo 30 milhões de dólares, ou cerca de 107 milhões de reais, pelo uso de sua imagem na propaganda de página inteira para a linha de UHD TVs da empresa sul-coreana.

No processo aberto em Chicago, Pelé acusa a Samsung de utilizar um modelo que “lembra muito aproximadamente” seu rosto, ao lado de imagem de futebol onde um jogador aparece realizando um “chute de bicicleta, aperfeiçoado e famosamente utilizado por Pelé”. Confira abaixo um comparativo do ex-jogador e o anúncio da Samsung:

pele-samsung

A propaganda foi publicada no jornal The New York Times em Outubro passado e não menciona textualmente o nome de “Pelé”, embora possa induzir essa associação de ideias, segundo o processo. Os advogados do Rei do Futebol também apresentaram provas de que a Samsung já havia demonstrado interesse anteriormente em utilizar a imagem de Pelé em publicidade oficialmente em 2013, mas as negociações não avançaram.

De acordo com o processo, a gigante dos produtos eletrônicos “nunca obteve os direitos de uso da identidade de Pelé de forma alguma em nenhum formato”. Para o advogado do ex-jogador, o endosso de Pelé tem um valor financeiro alto e “o objetivo (do processo) é obter uma compensação justa pelo uso não autorizado da identidade de Pelé e prevenir usos não autorizados no futuro”.

Até o momento, a Samsung recusou-se a comentar sobre o processo que corre na Justiça.