Categorias

Pentágono convoca diretor da Alphabet para integrar comissão de inovação

Eric Schmidt, ex-CEO do Google e atual diretor da Alphabet, agora também é o coordenador de uma comissão de inovação do Pentágono, com o objetivo de manter o Departamento de Defesa dos Estados Unidos atualizado com os avanços tecnológicos.

Simultaneamente ao anúncio, o coração da inteligência militar da maior potência mundial está lançando um concurso para identificar bugs em seus sistemas eletrônicos e sites.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos parece determinado a não ficar para trás no cenário da guerra virtual e do uso de tecnologias em seus diversos segmentos. Schmidt irá liderar um time de 12 especialistas de diferentes áreas, vindos da iniciativa privada ou do serviço público, que deverão ajudar o Pentágono a lidar com os desafios da modernidade.

eric-schmidt-google
Eric Schmidt, do Google para o Pentágono.

Segundo um comunicado oficial à imprensa, a função do comitê será “oferecer aconselhamento independente aos líderes de departamento sobre meios inovadores e adaptativos para solucionar desafios culturais e organizacionais futuros, incluindo o uso de alternativas tecnológicas”. Ainda de acordo com as informações veiculadas pelo Pentágono, o comitê não estará envolvido em atividades relacionadas à estratégia ou operações militares.

Além da formação do comitê, o Departamento de Defesa americano também está organizando um concurso aberto para hackers registrados identificarem falhas de segurança em seus sistemas ou sites. Batizada de “Hack the Pentagon”, a iniciativa ainda não revelou se haverá um prêmio em dinheiro, como é comum na iniciativa privada para esse tipo de competição.

Para participar da caça aos bugs do Pentágono, o candidato deve preencher uma ficha de cadastro e ser submetido a uma pesquisa do seu histórico para averiguar suas reais intenções. Uma vez aprovado, o participante terá um prazo especificado para encontrar uma brecha em um determinado setor do Departamento de Defesa.