Categorias

Pesquisa: 40% dos apps mais populares entre brasileiros têm vulnerabilidades

Especialistas da Codenomicon analisaram os 10 aplicativos gratuitos para Android mais procurados por brasileiros e encontraram 52 falhas de segurança, 8 delas críticas.

A Codenomicon, fornecedora de soluções de segurança de software proativo, encontrou falhas de segurança em quatro dos dez apps. As brechas estavam presentes em dois aplicativos de troca de mensagens, um de redes sociais e em um antivírus.

Para realizar os testes, a empresa utilizou o software AppCheck, uma plataforma de análise que avalia os componentes de terceiros utilizados na construção de um software.

android-malware

“Os desenvolvedores de aplicativos precisam investir mais na segurança de seus produtos, testando exaustivamente seus aplicativos antes de colocá-los no mercado”, disse Emanuel Almeida, engenheiro de sistemas da Codenomicon para a América Latina, que coordenou a pesquisa.

“Em um dos programas avaliados, e que se apresenta como uma ferramenta de proteção, encontramos 46 vulnerabilidades”, destaca o especialista em segurança.

Segundo Almeida, o uso de aplicativos com vulnerabilidades pode facilitar a invasão do smartphone e até mesmo provocar o mau funcionamento do aparelho.

Infelizmente, a empresa não liberou os nomes dos apps, mas já contatamos a equipe e iremos atualizar aqui se conseguirmos uma resposta.