Categorias

Pesquisa: Acesso à internet chega a 50% dos domicílios no Brasil

A 10ª edição da pesquisa TIC Domicílios foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e mostra que, pela primeira vez, quase 50% do total das casas no Brasil estão conectadas a internet.

Em 2013, 43% das casas no Brasil estavam conectadas. O enorme aumento para 50% aconteceu depois da TIC Domicílios passar a incluir na pesquisa casas com acesso à internet através de smartphones.

pesquisa-internet

A pesquisa também revela um crescimento enorme no uso da Internet pelo celular: O percentual de brasileiros com 10 anos ou mais que acessou a rede por meio de dispositivos móveis mais do que triplicou nos últimos três anos, chegando a 47% em 2014.

O estudo aponta ainda que a preferência para acessar internet são os smartphones, que foram a resposta de 76% dos entrevistados. Computadores desktop ficaram em segundo com 54%, seguidos por notebooks, com 46%, e tablets, com 22%.

O Cetic, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), elaborou a pesquisa a partir de entrevistas com moradores de 19 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil entre outubro de 2014 e março de 2015.

TIC Domicílios 2014